A rue Daguerre

A rue Daguerre é um autêntico mercado ao ar livre, de peixes,frutas, e queijos. Uma explosão de cor, onde Sophie Calle se inspirou para criar a sua The Chromatic Diet, acredito eu. Às tantas por cima de um supermercado, vejo este relógio.16h35.

Continuava deliciada a entender o que via nas montras,as miscelâneas de condimentos de alimentos, quando na esquina de uma das paralelas da rue daguerre, vejo um alfarrabista, com dois expositores de livros no passeio da rua. Vou até lá, quando encontro Clarice Lispector. No seu interior, os livros estavam num autêntico caos, mas de forma organizada, ou seja, os livros estavam todos empilhados de forma horizontal. O que se via eram colunas de livros enormes. A grande fatia inclinava-se para a arte.

Mais adiante quase a sair da rua Daguerre descobrimos a loja de Ciné-Tamaris. O que não contava era encontrar Agnès Varda no seu interior. Acabei por fotografar o exterior, mas de uma forma muito apressada. Agora fiquei com muita vontade ver Daguerreotypes. 

@Lídia Aparício, Paris, Outubro,2008.

Agnès Varda já vive há muito tempo na Rue Daguerre, Trotsky e Emile Zola também viveram nesta rua.

Sobre o filme ‘Daguerreotypes”, há uma nota curiosa da realizadora no catalógo da Cinemateca Portuguesa, da Agnès Varda.

Este filme foi feito com urgência porque um ilusionista , Mystas, anunciara a sua vinda ao Café. Era ocasião para reunir os meus vizinhos, os comerciantes que me metiam curiosidade, sobretudo os do bazar  Au Chardon Bleu por onde andava uma velha senhora amnésica de olhos doces. Mas também não me apetecia afastar-me da casa.Estava deliciosamente ocupada mas muito condicionada pelo bebé Mathieu. Ligámos um grosso cabo eléctrico ao quadro da casa.Fizemo-lo sair pela caixa de correio.Não filmei mais longe do que os 85 metros do cabo.

Para a Cristina, não se esquecer onde pode comprar um bom queijo e até pedir conselho à Agnès Varda sobre o mesmo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s