Persona

A película corre no projector, crepitando. Passa a uma velocidade considerável: vinte e quatro imagens por segundo, vinte e sete metros bem contados, por minuto. As sombras jorram pela parede branca. É magia. Mas uma magia de uma sobriedade excepcional e impiedosa. Nada pode ser alterado, anulado. E tudo avança, ruidosamente, as vezes que quisermos, e sempre com essa docilidade imutável e fria. Coloquem um copo vermelho em frente da objectiva, as sombras serão vermelhas, isso que importa? Façam passar o filme ao contrário, de trás para diante, o resultado não será, de forma alguma, diverso. Só há uma única alteração que é radical. Desliguem o interruptor da corrente, apaguem esse arco luminoso que assobia, rebobinem o filme, voltem a colocá-lo na caixa. Esqueçam.

Nesta altura, o projector deveria parar. Poder-se-ia pensar que a película se partiu ou que o projeccionista puxoua cortina, por engano, ou então que houve um curto-circuito. Toda a sala deveria ficar mergulhada na maior escuridão. Mas não é isso que acontece. Acho que as sombras poderiam continuar com o seu jogo mesmo que uma interrupção bem recebida viesse abreviar o nosso incómodo. Elas não têm, talvez, mais necessidade de projector, de película ou de banda magnética. Agora avançam pelos nossos sentidos, em profundidade, através da nossa retina ou nas mais belas ramificações do nosso ouvido. Será assim? Ou sou eu que imagino a existir sem a ajuda das imagens, nesse movimento de uma exactidão enervante, vinte e quatro imagens por segundo, esses vinte e sete metros por minuto?

De Ingmar Bergman, Lágrimas e Suspiros, Persona, Dependência (tradução de Armando Silva Carvalho), Assírio & Alvim 2002.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s