Bride and Prejudice

 

Ontem vi Pride and Prejudice, de Joe Wright, baseado no romance da indispensável Jane Austen. Não esperava muito do filme, contava com uma adptação mais fiel à história do livro,e nada de malabarismos que tivesse à titulo de ganhar mais uns tostões. Austen dá-nos uma sociedade, um mundo, uma visão, o seu entendimento do amor, e o seu significado da fragilidade humana. Tudo isto está atravessado no filme, entre risos e lágrimas, e que termina em casamentos, como findam todos os seus romances. O que me agrada em Jane Austen é a sua sabedoria, de quem vê o mundo, realmente, com uma lente, e também a sua união com a natureza. O que me vai ficar do filme são as paisagens lindíssimas, algumas, a interpretação estupenda de Matthew MacFadyen, orgulhoso e preconceituoso,a postura da heroína Lizzy, que enfrenta, fazendo jus ao seu sentido de justiça social, e o que fica na esfera do amor.Pergunto-me, se Jane Austen fosse do nosso tempo, como veria ela o amor?, como ela passaria para o papel, com o seu nome,os seus romances? Imagino. Conta-se que o final do filme, nos Estados Unidos, foi diferente que em Inglaterra. Fins comercias.

“It is a truth universally acknowledged, that a single man in possession of a good fortune, must be in want of a wife.”

5 thoughts on “Bride and Prejudice

  1. Incomoda-me o esquema dos engates a três mil libras de renda por ano. Há uma parte novelesca-cordelesca da Austen que me irrita (que a Charlotte Bronte, aparentemente na mesma onda, não tem). Mas devorei livros e séries da BBC de livros da Austen e provavelmente vou ver isto assim que puder. É irresistível (grrr).

  2. eu adorei o filme, viumas 3 vezer sem me cansar. adoro a formaqm que o romance é retratado, de umamaneira simplesmascheoadeverdade. a semsibilidade de janeaustem ultapassam sua epoca.é magnifico.

Deixe uma Resposta

