Que cena!

Via Umblogsobrekleist ,tomo conhecimento desta sondagem cinéfila,a qual não consigo passar ao lado. Mencionar somente três cenas é tão difícil, que prefiro complicar. É melhor deixar o fio da memória libertar-se e deixar os filmes pelo caminho, assim como: em Persona, de Bergman, quando a película se queima;na última cena, em que Mouchette,de Bresson, cai ao rio, como fosse uma pedra; o louco, em Ordet, de Dreyer,pára o relógio da sala, após saber da morte de Inger; em Amantes de Pont-Neuf, quando eles dançam na ponte, de noite, sob fogo artifício, bêbedos, ou quando ele queima, no metro, todos os cartazes, com o rosto dela impresso; em que ela cai ao mar, presa ao piano pelo o tornozelo, e as palavras que são ditas, debaixo de água, em The Piano, de Jane Campion;em Alphaville, Anna Karina com o rosto colado ao vidro a ler os poemas de Paul Éluard; a primeira cena de Hiroshima Mon Amour; a cena final de O casamento de Maria Braun, de Fassbinder; o olhar de despedida de Audrey Hepburn ,em Roman Holiday;a partida de ténis, em Blow Up, de Antonioni;a cena final de O sabor de cereja, de Kiarostami; a cena da borboleta pousada na mão da mãe, em Mãe e Filho,de Sokurov;a travessia, na tentativa de chegar ao fim com a chama acessa, em Nostalghia, de Tarkovsky,ou a primeira cena, do sino, em Andrei Rubliov;o comboio parado no deserto e Kit a dizer que quer antes champanhe que filosofia, em Sheltering the Sky;em Mulloland Drive,toda a cena do teatro mágico, a cantora, o playback, “no hay banda”,el silencio;quando Catherine cai ao Sena, com toda a subtileza, em Jules e Jim, de Truffaut;Monica Vitti,com um mapa aberto na cama e a perguntar onde é que seria feliz, em il deserto rosso, de Antonioni; a cena da casa de banho, em À bout de Souffle, Godard; a última cena de Lágrimas e Suspiros, de Bergman; a cena, que começa com um dos mais inesquecíveis diálogos do cinema, “How many men have you forgotten?”, de Johnny Guitar ,de Nicholas Ray;a cena, na pizzaria, em Ladri di Biciclette, de Vittorio De Sica; a longa cena inicial, de Touch of Evil,de Orson Welles; a última cena supreendente, do barco, em Vermelho, Kieslowski,e e e e e . E muitos ficaram pelo caminho. Talvez a continuação fique para outro desenrolar de fio.

16 thoughts on “Que cena!

  1. Sim! E permito-me acrescentar: a casa-carrossel em “One Week”, de Buster Keaton – poucas vezes o burlesco terá sido tão subversivo quanto aí; o corpo insano de A Woman Under The Influence (fabulosa Gena Rowlands) um dia ao jantar, quando tudo fica por um fio; o estremecimento provocado pela rajada de vento que, subitamente, faz dobrar a seara, em O Espelho; e e e…

  2. Que lista linda🙂 E aquela cena dos pássaros no Nostalgia? Aquela no templo? Adoro essa cena. Mas agora o que me deixou entusiasmada é que estive a fotografar uma das minhas cenas preferidas do Laranja Mecânica e acaba de me ocorrer que pode encaixar aqui e também no grandioso – e sempre adiado – plano das divas. :D:D

  3. Ana, sim, sim, essa cena dos pássaros. também gosto muito dessa. fogo, são tantas que há sempre mais do que uma que se escapa.tenta fazer também uma no teu blogue. a minha ficou um novelo sem ponta por onde pegar. Olha, vou tentar enviar a encomenda,ihih,amanhã por correio🙂

    Sim, Joana, o desafio estava apontado para três cenas. Só que não dá,não é?🙂

  4. Claro que nao, mesmo a short short list tem para ai 15-20 entradas. E descobri uma coisa engracada, algumas das minhas cenas inesqueciveis sao de filmes que nem acho muito bons…

  5. Eu gostei e não achei nada novelo, Lídia. Por acaso queria fazer isso das cenas, sim, mas com as fotografias dos filmes e as músicas. Tenho a cena dos pássaros fotografada🙂

    Tu devias era reciclar para o blog aquela lista de temas de um certo fórum. Aquela lista é um poema. Não devia ficar lá esquecida. Queria poder mostrar aquela lista😛

  6. Fogo, no Persona quase não consigo escolher cenas. Mas gosto muito daquele frente a frente final entre Alma e Elisabeth, com as caras metade luz e metade negro insondável. A resposta às questões do filme está tanto nesse diálogo delas como na forma como as caras são filmadas. E são imagens portentosas!

  7. Btw, a cena que eu fotografei no Laranja Mecânica, que é uma das minhas preferidas nesse filme, é quando o escritor e os amigos estão cá em baixo, numa sala com uma mesa de snooker, e o Alex está lá em cima de joelhos porque não suporta ouvir a 9ª Sinfonia de Beethoven. A cara do escritor a ouvir a música é de uma perversidade hilariante. Todo esse filme, aliás. Mas essa cena é coisa mai-linda.

  8. Ana, faz sim a lista, a sério, com fotografias e tudo. Ah a lista “futura” que já é passada??.txxi, foi outra doudeira de momento.

    Sim ,eu era para indicar essa cena de Persona também. essa fulcral, sem dúvida. só que escolher uma só é tão difícil num filme que está repleto de “fotografias”, de cenas…Todo o início do filme também.🙂

  9. Ana, fui agora ao fórum futuro buscar, só que já não há futuro. acho que ficou muito tempo desactivado e ficou out,off, não sei. se assim foi, lá se foi lista douda. e acho que também não tenho back-ups(vou ver melhor), senão colocava aqui para ti, já que gostaste tanto.

  10. Oh, mas eu salvei isso heheheh Eu sei de um sítio onde está uma cópia. Não mostrei a lista no blog mas no outro fórum onde participo, um dia estavam a debater regras de fóruns e mais não sei o quê e eu “quotei-te”. Portanto, está lá. Mas esta manhã esse fórum está off. Mas assim que deixar de estar vou lá buscar e mando-te.

  11. Olha, o fórum continua a dar erro e consta que é geral. Espero que resolvam o problema rápido. Entretanto, já recebi os cds e os dvds. Obrigada! :))) Enviarei algo rapidamente também.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s